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Idade e educação influenciam o desempenho de mulheres idosas no teste Timed Up and Go com dupla tarefa

Alterações da marcha são indícios de declínio funcional em idosos. O TUG com dupla tarefa (TUG-DT) reflete o desempenho das atividades do cotidiano.

Objetivo

Avaliar as diferenças no tempo de execução do TUG com e sem DT em idosas com diferentes faixas etárias, e níveis de escolaridade e atividade física.

Método

Noventa e duas idosas foram avaliadas pelo TUG nas velocidades usual e máxima, sem e com DT cognitiva e motora.

Resultados

Houve aumento no tempo de execução do TUG-DT em idosas com maior faixa etária e menor escolaridade, mas não para diferentes níveis de atividade física. Aquelas com maior escolaridade realizaram o teste mais rápido com e sem DT nas duas velocidades. Com relação à faixa etária, foram obervadas diferenças apenas nos testes com DT nas duas velocidades.

Conclusão

Idosas mais jovens com maior escolaridade demonstraram um melhor desempenho no TUG com DT.

idosos; marcha; teste Timed Up and Go; dupla tarefa


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