Acessibilidade / Reportar erro

Variação circadiana da fadiga em ambos os grupos de pacientes com poliomielite paralítica e síndrome pós-poliomielite

Objetivo

Foi avaliar o grau de fadiga em pacientes com poliomielite paralítica (PP) e com síndrome pós-poliomielite (SPP), e correlaciona-lo com parâmetros de sono e ciclo circadiano.

Método

Trinta pacientes, 17 do sexo feminino (56,7%), participaram do estudo: responderam à Escala de Fadiga de Piper Revisada e submeteram-se à avaliação polissonográfica noturna. Onze apresentavam PP (média de idade±desvio padrão de 47,9±6,4 anos), e 19 apresentavam SPP (média de idade±desvio padrão de 46,4±5,6 anos).

Resultados

Nosso estudo mostrou que a fadiga é pior no período da tarde no grupo com PP e piora progressivamente ao longo do dia no grupo SPP. Observamos também comprometimento na qualidade do sono em ambos os grupos. Contudo, os parâmetros do sono avaliados pela polissonografia não demonstraram diferenças estatísticas significantes entre os grupos PP e SPP.

Conclusão

A fadiga apresenta variação circadiana bem definida, especialmente nos pacientes do grupo SPP. Pobre qualidade do sono está associada com fadiga e, portanto, distúrbios do sono deveriam ser mais bem avaliados e tratados no grupo de pacientes com SPP.

fadiga; poliomielite; síndrome pós-poliomelite; sono; circadiano


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org