Acessibilidade / Reportar erro

Uma comparação de testes não treponêmicos no líquido cefalorraquidiano para diagnóstico de neurossífilis: detecção equivalente de anticorpos específicos.

RESUMO

A sífilis é uma infecção reemergente sexualmente transmissível pelo espiroqueta Treponema pallidum, que pode penetrar precocemente no sistema nervoso central. O teste venereal disease research laboratory test (VDRL) no líquido cefalorraquidiano (LCR) é o mais amplamente utilizado para diagnóstico de neurossífilis. Avalia-se o desempenho de dois outros testes não treponêmicos (rapid plasma reagin - RPR and unheated serum reagin - USR tests) em comparação ao VDRL no LCR.

Métodos:

Foram analisadas amostras de LCR de 120 indivíduos com base no quadro clínico compatível com neurossifilis e reatividade no VDRL no LCR.

Resultados:

Os testes apresentaram elevada concordância. O coeficiente de correlação intraclasse para concordância absoluta foi de 1 para VDRL versus USR, 0,99 para VDRL versus RPR e 0,99 para RPR versus USR.

Conclusões:

Os testes rapid plasma reagin e unheated serum reagin foram identificados como excelentes alternativas para o diagnóstico de neurossífilis.

Palavras-chaves:
líquido cefalorraquidiano; neurossifilis

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org