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Atitudes e estigma na epilepsia: um estudo com jovens do ensino médio

OBJETIVO: Investigar se atitudes errôneas tomadas durante uma crise epiléptica contribuem para o estigma na sociedade e, se a conduta de seguir atitudes corretas ajuda a diminuí-lo a curto prazo e se a participação em palestra informativa também contribui para a diminuição do estigma a longo prazo. MÉTODO: O trabalho foi realizado em duas etapas: 1. Foi aplicada a Escala de Estigma na Epilepsia (EEE), acrescida de algumas perguntas gerais sobre epilepsia, em alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas (pública e particular) em Campinas. Os sujeitos foram divididos em 3 grupos, sendo: a) grupo que presenciou atitudes corretas durante a crise epiléptica; b) grupo que presenciou atitudes errôneas durante a mesma; c) grupo controle que só respondeu ao questionário, e depois, todos foram reunidos para palestra educativa. 2. Depois de seis meses, o mesmo questionário foi aplicado nos sujeitos que participaram da palestra educativa da primeira etapa. RESULTADOS: A comparação entre os quatro grupos (passo 1 e 2) mostrou diferença significativa [(ANOVA (3,339)=2,77; p=0,042). Análise estatística (Fisher) mostrou diferenças significativas entre o grupo que presenciou atitudes incorretas (etapa 1) e a etapa 2, entre o grupo controle (etapa 1) e a etapa 2, e não encontrou diferenças entre o grupo que presenciou atitudes corretas (etapa 1) e a etapa 2. DISCUSSÃO: Os sujeitos expostos a condutas adequadas durante uma crise epiléptica, bem como a informações corretas sobre epilepsia demonstraram menor percepção de estigma. Com isso, concluímos que intervenções educacionais devem ser realizadas para se tentar mudanças a longo prazo.

estigma; epilepsia; atitudes; comportamento; qualidade de vida


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