Acessibilidade / Reportar erro

Neurologia e neurocirurgia na arte

ANÁLISES DE LIVROS

Rachel Vasconcelos Tibúrcio; Adson Freitas de Lucena

NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA NA ARTE. SEBASTIÃO GUSMÃO. ISBN: 978-85-88361-19-5. UM VOLUME (24,5 × 17 CM) COM 161 PÁGINAS. BELO HORIZONTE, 2008: FOLIUM EDITORIAL (AVENIDA CARANDAÍ 161, BELO HORIZONTE MG (E-MAIL: folium@folium.com.br).

Sebastião Gusmão leva-nos, através desta obra, a conhecer a essência artística do conhecimento construído ao longo dos primórdios da humanidade até a neurociência atual, uma compilação sobre a evolução do saber médico retratada através das artes plásticas com grande diversidade cultural e temporal. Este renomado neurocirurgião, distinto conhecedor da neuroanatomia, aqui surpreende o leitor ao descortinar a incrível fusão entre a ciência e a expressão mundial da arte.

A presença da Medicina nos trabalhos artísticos pode ser vislumbrada há cinco milênios, perfazendo caminhos paralelos e deixando muitos monumentos ao longo da história. Para demonstrar essa interação, o autor perpassa em 85 páginas sua teórica elucidativa, dividida em: Arte Americana Pré-Hispânica, Arte Mesoamericana, Antiguidade Arcaica, Antiguidade Clássica e Idade Média, Renascimento, Século XVIII, Século XIX e Século XX. Em cada folha, existe o texto em português e, ao lado, sua tradução em inglês.

As diversas imagens existentes na obra são expostas em 72 páginas, sendo compostas por 91 figuras, todas com legendas explicativas em seu rodapé. As ilustrações demonstram a presença de agravos do sistema nervoso, os sinais de doenças neurológicas e as representações da neurocirurgia. Pode-se citar como modelos apresentados de afecções neurológicas: as paralisias faciais periféricas da arte mochica e mesoamericana, o sinal de Babinski nas célebres pinturas de Botticelli, Raffaello e Correggio, a paralisia e atrofia de membros representadas com maior freqüência em imagens do século XV e XVI, as crises convulsivas como a demonstrada na imagem "A Transfiguração de Cristo" e a Doença de Parkinson presente na escultura de Ritcher, bem como na pintura de Charcot. Por fim, são expostas representações de técnicas neurocirúrgicas, entre elas, a operação para extirpação da pedra da loucura realizada, principalmente, em meados do século XV.

O livro Neurologia e Neurocirurgia na Arte foi concebido após uma investigação exaustiva e notória dedicação, sendo uma obra prima que merece destaque entre os médicos generalistas e, principalmente, neurologistas, neurocirurgiões e neurocientistas, direcionando maior atenção às contribuições feitas pelos artistas ao longo dos anos na tentativa de expressar o ser humano frente à doença e ao seu tratamento. Em suma, a arte trazida por esses escultores e pintores representa a evolução do conhecimento acerca da vida e da própria história da humanidade no Planeta.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2009
  • Data do Fascículo
    Set 2009
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org