Acessibilidade / Reportar erro

Les tests mentaux ex psychiatrie. PIERRE PICHOT

ANÁLISES DE LIVROS

LES TESTS MENTAUX EX PSYCHIATRIE. PIERRE PICHOT. Um volume com 238 páginas. Bibliotheque de Psychiatrie. Presses Universitaires de France, 1949.

Inicialmente, o autor expõe, em breve capítulo, um histórico sôbre os testes mentais e sua aplicabilidade em psiquiatria, estudando, em seguida, as definições de testes mentais, bem como suas qualidades, fazendo referência especial à validez, à homogeneidade, à fidelidade e à sensibilidade. Os testes são classificados, de acôrdo com vários critérios, em: individuais e coletivos; segundo o material usado, em testes papel-lápis e de performance; segundo o sistema de apuração, em testes de notação arbitrária e ponderada; segundo o fim a que se destinam, em testes de valor diagnóstico e prognóstico.

No primeiro capítulo são estudados testes quantitativos de eficiência, destinados a medir o desenvolvimento mental da criança, os testes de Binet-Simon e suas revisões, bem como os testes de escalas em pontos. São revistos também os testes e escalas não verbais. Representando o grupo bem individualizado, são estudados os testes de desenvolvimento para crianças de idade pré-escolar e os de eficiência para adultos. Em seguida, são estudados os testes que visam a análise específica de determinadas funções: testes de atenção e de memória, sendo também revistas as baterias, para exame do diagnóstico de desenvolvimento psicomotor, e os testes quantitativos de eficiência estrutural.

No segundo capítulo, são passados em revista os testes qualitativos de eficiência: testes de pensamento conceptual usando material concreto e simbólico. No terceiro capítulo são estudadas as diversas formas de comparação entre os testes, visando a comprovação dos resultados colhidos, bem como os testes de perfil analítico e os de deterioração mental.

A segunda parte desta obra é dedicada aos testes de personalidade. São estudados os testes analíticos de personalidade, os testes de caráter, de temperamento, de interêsses e de atitudes. Em um outro capítulo são revistos os testes sincréticos de personalidade por meio das técnicas projetivas; são aí analisados os testes de estímulos visuais bidimensionais (Rorschach e variantes) e tridimensionais, os testes de estímulos auditivos, aquêles que utilizam técnica artística, movimentos e histórias livres.

Todo o volume foi elaborado com um espírito expositivo muito claro, em virtude de excelente critério didático. O A. não se limitou, entretanto, a simples exposição; ao contrário, todos os testes são analisados e criticados com relação a sua validez e aplicabilidade. Vasta bibliografia e bem organizado índice de testes completam êste útil volume.

A. B. LEFÈVRE

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1950
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org