Acessibilidade / Reportar erro

Os baixos níveis de potência aeróbia máxima prejudicam o perfil do estado de humor em indivíduos com epilepsia do lobo temporal

Objetivo

Investigar a correlação entre aptidão cardiorrespiratória e variáveis de estado de humor em indivíduos com epilepsia do lobo temporal (ELT).

Método

Indivíduos com ELT (n = 20) e controles saudáveis (C, n = 20) foram avaliados. Administraram-se questionários para avaliar o estado de humor (POMS) e nível de atividade física habitual (BAECKE). Avaliou-se a aptidão cardiorrespiratória por teste incremental máximo.

Resultados

Pessoas com ELT apresentaram menor aptidão cardiorrespiratória; elevados níveis de transtornos do humor; e menor nível de vigor, quando comparadas ao grupo C. Observou-se correlação negativa significativa entre os níveis de tensão-ansiedade e a potência aeróbica máxima.

Conclusão

O baixo nível de aptidão cardiorrespiratória pode modificar o estado de saúde de indivíduos com ELT e pode ser considerado fator de risco para o desenvolvimento de transtornos de humor.

epilepsia; perfil do estado de humor; POMS; atividade física; exercício; aptidão cardiorrespiratória


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org