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Efeito da realidade virtual na doença de Parkinson: estudo observacional prospectivo

RESUMO

Objetivo:

Verificar a eficácia dos exercícios de equilíbrio com realidade virtual (RVi) na doença de Parkinson.

Métodos:

Dezesseis pacientes foram submetidos a uma anamnese, exames otorrinolaringológico e vestibular, ao Dizziness Handicap Inventory (DHI), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), questionário SF-36 e o Teste de Sentar e Levantar (TSL) que foram aplicados antes e após a reabilitação com RVi.

Resultados:

Os resultados dos escores finais do DHI e EEB foram melhores após a reabilitação. O TSL apresentou resultado significativo após a reabilitação. O SF-36 demonstrou alteração significativa da capacidade funcional para os jogos Tightrope Walk e Ski Slalom (p < 0,05) e da saúde mental para o jogo Ski Slalom (p < 0,05). O DHI e EEB apresentaram alterações significativas no jogo Ski Slalom (p < 0,05). Houve melhora clínica evidente dos pacientes após reabilitação virtual.

Conclusão:

Os jogos virtuais Tightrope Walk e o Ski Slalom foram os mais eficazes.

Palavras-chave:
doença de Parkinson; equilíbrio postural; qualidade de vida; núcleos vestibulares

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