Acessibilidade / Reportar erro

Neuroendoscopia em crianças: uma análise de 200 procedimentos consecutivos

Objetivo

A cirurgia neuroendoscópica em crianças apresenta particularidades e está associada a diferentes taxas de sucesso (TS). O objetivo deste estudo consistiu em identificar fatores que pudessem influir no resultado do tratamento em pacientes pediátricos.

Métodos

Dados clínicos de 177 pacientes com idade inferior a 18 anos submetidos a 200 procedimentos neuroendoscópicos consecutivos entre janeiro de 2000 e janeiro de 2010 foram revisados.

Resultados

A taxa de sucesso global foi de 77%. Os pacientes com idade inferior a seis meses apresentaram taxa de sucesso de 46%; pacientes entre seis meses e um ano de vida obtiveram êxito em 68% dos casos; dentre os maiores de um ano, 85% dos procedimentos foram bem-sucedidos. Técnicas neuroendoscópicas proporcionam muito bons resultados para uma grande variedade de indicações em crianças. Independentemente da faixa etária, o tratamento endoscópico apresenta-se particularmente adequado para problemas da circulação liquórica relacionados a tumores e à estenose aquedutal.

Conclusão

A faixa etária dos pacientes e a etiologia da hidrocefalia estão associadas a diferentes resultados. Em todos os casos, experiência neurocirúrgica é extremamente importante para a redução das complicações.

terceiro ventriculostomia endoscópica; hidrocefalia; neuroendoscopia; neurocirurgia pediátrica


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org