Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de pacientes com doença de Alzheimer antes e depois do tratamento dentário

Infecções orais podem ter um papel na doença de Alzheimer (DA).

Objetivo

Descrever as características orofaciais, dor, odontológicas e fatores associados em doentes com DA submetidos a tratamento dentário.

Método

29 doentes diagnosticados com DA por neurologista foram avaliados através do Mini Exame do Estado Mental e questionário Pfeffer. O exame odontológico foi realizado antes e depois do tratamento dentário e incluiu: questionário clínico; critérios diagnósticos de pesquisa para disfunção temporomandibular; questionário de dor McGill; protocolo de impacto de saúde oral; dentes cariados, perdidos e obturados; e avaliação periodontal. Os procedimentos mais frequentes foram raspagem periodontal, exodontias e prescrição de nistatina tópica.

Resultados

Houve uma redução na frequência de dor (p=0,014), limitações mandibulares (p=0,011), índices periodontais (p<0.05), e melhora na qualidade de vida (p=0,009) e no comprometimento funcional e cognitivo (p<0,001) após o tratamento dentário. Queixas orofaciais e intensidade de dor também diminuíram.

Conclusão

O tratamento dentário contribuiu para reduzir comorbidades associadas à DA e deveria ser incluído na rotina de avaliação desses pacientes.

doença de Alzheimer; infecções orais; dor orofacial; doença periodontal; tratamento dentário


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org