Acessibilidade / Reportar erro

Idosos com epilepsia: queixa de memória e desempenho neuropsicológico objetivo

RESUMO

Introdução:

A queixa de memória fraca é frequente em pessoas com epilepsia.

Objetivo:

Avaliar a ocorrência de queixas de memória em idosos com epilepsia (IE) e se há associação com variáveis clínicas, desempenho cognitivo objetivo e qualidade de vida (QV).

Métodos:

O questionário de queixa de memória (memory complaint questionnaire — MAC-Q) foi relacionado ao desempenho cognitivo objetivo, o inventário de depressão de transtornos neurológicos para epilepsia (neurological disorders depression inventory for epilepsy — NDDI-E), o QOLIE-31 e com as características clínicas de 83 IE.

Resultados:

Houve desempenho cognitivo inferior e maiores escores no MAC-Q em IE quando comparados aos de um grupo controle similar (n=40). Comprometimento de múltiplos domínios cognitivos ocorreu em 34 (41%) IE e associou-se a maior idade e menor escolaridade. Queixas de memória (MAC-Q≥25) foram observadas em 45 (54,2%) IE e associadas a idade mais elevada, menor escolaridade, início das crises aos ≥60 anos, maiores escores no NDDI-E, menores escores no QOLIE-31 e comprometimento de múltiplos domínios cognitivos.

Conclusões:

Pior desempenho cognitivo e maiores queixa de memória ocorreram em IE. Crises com início aos ≥60 anos foram associadas a queixas, mas não a déficit objetivo cognitivo. Houve associação entre desempenho cognitivo subjetivo e objetivo, com aspectos da epilepsia e pior QV.

Palavras-chave:
Epilepsia; Memoria; Idoso

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org