Acessibilidade / Reportar erro

PLACA MOLA NAS FRATURAS DISTAIS DO RADIO - PROPRIEDADES MECÂNICAS “IN VITRO”

RESUMO

Introdução:

A fratura da extremidade distal do rádio é uma afecção frequente, com variedade de apresentações e nem sempre são passíveis de fixação volar única.

Objetivo:

Quantificar a resistência obtida no modelo experimental de fixação do fragmento específico, utilizando fio de Kirschner pré moldado, associado a fixação proximal com placa e parafuso.

Métodos:

Estudo experimental original, nível II, no qual foram realizados ensaios mecânicos com objetivo de avaliar a resistência a compressão axial.

Resultados:

Os valores de força máxima suportada pelo método de fixação foram pelo menos 10x maiores do que a carga fisiológica a qual o punho é submetido.

Discussão:

A fixação do tipo fragmento específico vem se mostrando útil e segura, permitindo uma mobilidade precoce segura. Os resultados analisados demonstraram que a montagem proposta em nosso estudo foi mecanicamente adequada para a fixação das fraturas articulares da borda volar ulnar (classificação de Melone) do rádio, tendo resultados semelhantes ou superiores quando comparados a literatura, avaliando a rigidez e a pressão o qual o sistema foi submetido.

Conclusão:

O método de fixação proposto demonstrou resistência adequada para fixação das fraturas da coluna intermediária do rádio. O aumento da espessura do fio provocou um aumento da força resistida da montagem. Nível de Evidência II, Estudo prospectivo comparativo.

Descritores:
Fixação de fratura; Ortopedia; Ensaio clínico

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br