Acessibilidade / Reportar erro

Ortopedia gaúcha: 60 anos de conquistas

EDITORIAL

Ortopedia gaúcha - 60 anos de conquistas

A ortopedia gaúcha está organizada desde 1939, apenas 4 anos após a fundação da SBOT no centro do país. O Rio Grande do Sul foi um dos primeiros estados a pensar em conjunto para que a ortopedia pudesse progredir se proteger. E se manteve assim desde então. Coube às diversas gerações que se seguiram uma penca de realizações que engrandece a nossa história. Foram 23 presidentes e dezenas de outros colegas envolvidos diretamente com os destinos desta Sociedade que teve 3 nomes. Organizamos 2 Congressos Brasileiros, os de 1944 e 1956, numa época em que não havia sequer empresa de eventos e que o objetivo do Congresso era essencialmente científico. Conquistamos muitos prêmios nacionais e temos no nosso CV uma lista honrosa de publicação de teses, artigos, capítulos e livros, no país e exterior. Colaboramos de forma pioneira para o progresso de várias sub-especialidades, dentre elas a artroscopia, ombro, joelho, banco de ossos, etc. Para demonstrar que não dormimos em louros, o nosso estado, através do trabalho incansável dos 7 serviços de Residência Médica e sem nenhum treinamento prévio, obteve 100% de aprovação no exame para obtenção ao título de Membro Titular da SBOT, no exame da CET - SBOT, em Campinas, em janeiro passado. Este fato é, talvez, único entre os estados.

A principal peculiaridade ortopédica do nosso Estado é a homogeneidade científica. É pequena a variabilidade entre a mais modesta mente e o mais expressivo "big professor". A comunidade, como um todo, ganha com isto. Ultrapassada a compreensível fase em que os egos pessoais exaltados contribuíam para dificultar a divulgação dos nossos avanços para os demais colegas do país, posso hoje ousar dizer que o Rio Grande do Sul tem muito mais para contribuir com a ortopedia nacional. A organização deste volume da ACTA é um exemplo - foram selecionados 7 trabalhos científicos provenientes de cada Residência Médica. Não houve qualquer "proteção" e a ordem dos trabalhos obedeceu a ordem de entrega dos mesmos. Democrático e simples! A Revista da SOT - RS, nova publicação voltada aos ortopedistas gaúchos, catarinenses e formadores de opinião de todo o país, traduz a nossa nova fase. Enfim, os 700 colegas do pampa gaúcho querem dizer que estarão sempre de braços dados com os colegas de todo o país para que a nossa ortopedia possa progredir e se proteger. Como temos feito há 60 anos.

Agradeço ao amigo, Prof. Tarcísio Eloy Pessoa Barros Filho pelo convite e oportunidade de participar nesta excelente publicação.

Osvandré Lech

Presidente SOT - RS 2000/2001

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2007
  • Data do Fascículo
    Set 2000
ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br