Acessibilidade / Reportar erro

FRATURA-LUXAÇÃO DE MONTEGGIA CRÔNICA EM CRIANÇAS: ESTRATÉGIA CIRÚRGICA E RESULTADOS

RESUMO

Objetivo:

Relatar a técnica cirúrgica e os resultados no tratamento da fratura-luxação de Monteggia crônica nas crianças.

Métodos:

Análise retrospectiva de seis pacientes submetidos à técnica com seis passos cirúrgicos, a saber: acesso único lateral estendido para o bordo lateral da ulna; capsulotomia e retirada da fibrose e do tecido interposto; osteotomia proximal transversa da ulna; redução da cabeça radial no capítulo e fixação temporária transcapitelar; fixação da ulna com placa reta moldada a deformidade gerada da ulna; retirada do fio de Kirschnner transcapitelar.

Resultados:

Quatro pacientes eram do sexo feminino, e em quatro o lado direito foi o acometido. O seguimento mínimo foi de 12 meses, e o tempo médio entre a fratura e o tratamento foi de 6 meses. Os seis pacientes obtiveram flexo/extensão completa; em quatro deles, foi observada perda da pronação (dois 10°, um 15° e um 20°) e um paciente teve diminuição de 15° da supinação. Em todos os pacientes, foi obtida redução da cabeça do rádio sem reluxação até o seguimento avaliado.

Conclusões:

Mesmo considerando uma pequena amostra, nossos resultados, pela técnica e pelas estratégias cirúrgicas apresentadas, demonstraram opção eficaz no tratamento da fratura-luxação de Monteggia crônica em crianças. Nível de evidência IV, estudo do tipo terapêutico.

Descritores:
Fratura de Monteggia/patologia; Fratura de Monteggia/cirurgia; Fratura de Monteggia/complicações

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br