Acessibilidade / Reportar erro

USO DE TERAPIA DE ONDAS DE CHOQUE EM DOENÇAS ORTOPÉDICAS DO OMBRO: ESTUDO PROSPECTIVO

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os resultados funcionais após uso de terapia de ondas de choque (TOC) em quatro grupos de pacientes: tendinopatia, lesão parcial de manguito rotador, capsulite adesiva e tendinopatia calcária do manguito rotador com 1 mês e 3 meses após término do tratamento.

Métodos:

Série de casos, na qual os pacientes foram avaliados de acordo com a EVA da dor, amplitude de movimento do ombro, e questionários funcionais DASH e UCLA modificados.

Resultados:

Houve aumento significativo das medidas de flexão, rotação lateral e abdução do ombro nas avaliações após tratamento, em relação à medida basal (p < 0,001) e não houve evidências de variação significativa entre as avaliações pós-tratamento com 1 mês e 3 meses de acompanhamento (p°> 0,05). Houve redução significativa do escore EVA, aumento do escore UCLA e redução significativa do escore DASH nas avaliações após tratamento em relação ao escore basal (p < 0,001) e melhora significativa na avaliação de três meses em relação a um mês (p < 0,05).

Conclusão:

A terapia de ondas de choque mostrou-se uma terapia eficiente e segura no tratamento das patologias do ombro, com melhora da dor, arco de movimento e escores funcionais em todos os grupos de pacientes avaliados no estudo. Nível de Evidência IV, Série de casos.

Descritores:
Lesões do Ombro; Ombro; Tratamento por Ondas de Choque Extracorpóreas

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br