Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE COMPARATIVA DE LESÃO DE JOELHO FLUTUANTE ABERTA E FECHADA

RESUMO

Objetivo:

Comparar os resultados funcionais entre lesões do tipo joelho flutuante com fraturas expostas de fêmur e tíbia e lesões de joelho flutuante fechadas.

Métodos:

As lesões de joelho flutuante acompanhadas e tratadas em nossa clínica foram analisadas retrospectivamente. Os pacientes foram divididos em dois grupos: lesões de joelho flutuante com fraturas expostas de fêmur e tíbia (Grupo 1) e lesões de joelho flutuante com fraturas fechadas de fêmur e tíbia (Grupo 2). Os pacientes foram comparados de acordo com as características demográficas e os desfechos clínicos e funcionais.

Resultados:

Entre os 52 pacientes do estudo, 28 tiveram lesões do Grupo 1 e 24 do Grupo 2. A diferença no tempo de internação entre os dois grupos foi estatisticamente significativa (p = 0,01). Também houve diferença estatisticamente significativa nos escores funcionais de Karlström e Olerud entre os grupos (p = 0,02). Osteomielite foi identificada em 5 (17%) pacientes do Grupo 1 e em 1 (4%) paciente do Grupo 2.

Conclusão:

Comparados aos pacientes com lesões de joelho flutuante com fraturas fechadas, aqueles com fraturas expostas têm piores resultados, uma vez que as complicações são mais comuns e a permanência hospitalar é mais longa nestes casos. Nível de Evidência III, Estudos Terapêuticos - Investigação dos Resultados do Tratamento.

Descritores:
Traumatismos do Joelho; Fêmur; Tíbia; Fraturas Ósseas

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br