Acessibilidade / Reportar erro

EPIDEMIOLOGIA DAS LESÕES TRAUMÁTICAS DO MEMBRO SUPERIOR EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

RESUMO

Objetivo:

Realizar a epidemiología das lesões traumáticas dos membros superiores, atendidas em Hospital Universitário, identificando sua origem e tipos de lesões, determinando fatores de riscos.

Métodos:

É um estudo prospectivo onde os acidentes foram caracterizados em três grupos: doméstico, trabalho ou transporte. Um questionário contendo informações pessoais e do acidente foi aplicado. Avaliaram-se as características da lesão referente ao seguimento afetado, tipo de lesão e conduta adotada para cada caso.

Resultados:

Avaliou-se 613 pacientes; os acidentes mais frequentes foram domésticos (66,6%), predominando o sexo masculino (67,9%), com média de idade 31 anos. As lesões em punhos prevaleceram nos acidentes de transporte (31,1%) e domésticos (29,6%). Nos acidentes de trabalho, lesões de dedos (54,2%). A fratura fechada foi mais recorrente e o tratamento conservador o mais indicado. As lesões graves relacionaram-se à acidentes em dedos (39,4%). Houve correlação entre nível de escolaridade e tipos de acidentes.

Conclusão:

Lesões traumáticas dos membros superiores são mais incidentes em acidentes domésticos e em pacientes do sexo masculino. A fratura fechada é a mais frequente e o tratamento conservador o mais indicado. As lesões graves são relacionadas a acidentes em dedos. A escolaridade apresenta diferença em relação a acidentes doméstico, de transporte ou de trabalho. Nível de evidência IV, série de casos.

Descritores:
Acidentes de trabalho; Trauma; Epidemiologia; Membro superior; Mão; Fatores de risco; Incidência

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br