Acessibilidade / Reportar erro

CORREÇÃO CIRÚRGICA DE GRAVE DEFORMIDADE FIXA DO TIPO QUEIXO-NO-PEITO

RESUMO

Objetivo:

Descrever o tratamento cirúrgico de deformidade desafiadora, grave, de queixo-no-peito devida a miopatia isolada do extensor do pescoço.

Contexto:

A miopatia isolada do extensor do pescoço é uma causa, idiopática, da síndrome da cabeça caída. Resulta em grave cifose cérvico-torácica, chamada de “deformidade queixo-no-peito”. A literatura sobre o tratamento cirúrgico da deformidade é limitada, com resultados de pobres a excelentes. A miopatia isolada do extensor do pescoço pode ser considerada para tratamento cirúrgico.

Métodos:

Os autores apresentam a técnica, que usa vias anterior e posterior em estágios, combinadas com osteotomías e corpectomia para corrigir a deformidade, grave e fixa. A melhor instrumentação e sistemas para abordagem anterior e posterior foram utilizadas.

Resultados:

Após três meses de follow-up, houve boa correção da deformidade e a satisfação da paciente foi alta, sem deterioração do status neurológico.

Conclusões:

A técnica se mostrou boa opção para tratamento de sucesso desta deformidade. Mais evidências são necessárias para estabelecer um algoritmo definitivo para a condução dessa deformidade. Nível de evidência IV, Relato de Caso.

Descritores:
Procedimentos cirúrgicos operatórios; Doenças da coluna vertebral; Vértebras cervicais; Osteotomía; Descompressão cirúrgica

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br