Acessibilidade / Reportar erro

HILANO G-F 20 VERSUS TRIANCINOLONA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE PRIMÁRIA DO OMBRO. ESTUDO RANDOMIZADO

RESUMO

Introdução

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do uso de uma injeção intra-articular de Hilano G-F 20 (Grupo HA) na osteoartrite primária do ombro em comparação com injeção intra-articular de triancinolona (Grupo T).

Material e Método

Os pacientes foram randomizados em dois grupos: no Grupo HA foi administrada uma dose única de Hilano G-F 20 intra-articular e no Grupo controle T foi administrada uma dose de 20 mg de triancinolona. Os participantes foram avaliados 1 semana, 1, 3 e 6 meses depois do procedimento. Os pacientes foram avaliados quanto à dor, amplitude de movimento, escore de Constant, escore UCLA modificado e índice SPADI.

Resultados

Setenta pacientes satisfizeram os critérios de inclusão e foram randomizados para os Grupos HA (38) e T (32). As melhoras da amplitude de movimento foram significativas (p > 0,05). Observamos diminuições na escala visual analógica (EVA) geral para dor em ambos os grupos, principalmente nos casos de artrite leve e moderada que receberam ácido hialurônico (valores médios de 8,1 inicialmente a 4,9 depois de 6 meses) (p = 0).

Conclusões

Ambas as injeções reduziram a dor e aumentaram a satisfação do paciente. Os resultados tendem a ser melhores e mais duradouros em pacientes que recebem ácido hialurônico. Nível de evidência II b; Estudo de Coorte.

Ombro; Osteoartrite; Viscossuplementação; Ácido hialurônico; Injeções intra-articulares; Corticosteroides

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br