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SERVIÇO DE TELEMEDICINA EM ORTOPEDIA DURANTE A ATUAL PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

RESUMO

Introdução

O estudo avaliou o uso da telemedicina por especialistas em ortopedia e traumatologia da instituição dos autores e avaliou os índices de satisfação e resolução desse tipo de atendimento. A atual pandemia causada pelo coronavírus 2019 (COVID-19) resultou na expansão dos serviços de telemedicina. Contudo, as medidas de qualidade e barreiras para médicos que lidam com o rápido aumento não foram bem descritas.

Material e Método

Este estudo incluiu 255 pacientes com queixas ortopédicas. Entre 24 e 48 horas depois da consulta, médicos independentes, que não participaram da primeira consulta, entraram em contato para avaliar o grau de satisfação com o atendimento e se houve solução da queixa ortopédica.

Resultados

Houve necessidade de encaminhamento para consultas presenciais em apenas 13,8% dos casos. Quando questionados sobre a probabilidade de recomendar a telemedicina para um amigo/familiar, a resposta dos participantes foi 90,3%. A taxa de satisfação com o serviço foi de 91,1% e 93,6% de pacientes que retornariam para consulta por telemedicina. As consultas de telemedicina resolveram o problema em 82,74% dos casos.

Conclusões

O atendimento por telemedicina em ortopedia mostrou ser uma modalidade de serviço com alto índice de satisfação entre os pacientes avaliados. Nível de evidência III, Estudo de coorte retrospectivo.

Ortopedia; Pandemia; Telemedicina

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