Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÃO ENTRE FATOR DE IMPACTO EM PERIÓDICOS ORTOPÉDICOS E NÍVEL DE EVIDÊNCIA

RESUMO

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade dos artigos publicados nos principais periódicos de cirurgia ortopédica, medindo a relação entre o fator de impacto e o número de estudos com alto nível de evidência.

Métodos:

Realizou-se a revisão de literatura com artigos publicados em quatro periódicos previamente selecionados. Um escore de evidência de periódicos (RER - Relação entre Ensaios Clínicos Randomizados e Revisões Sistemáticas) foi calculado, considerando-se o número de ECR e RS publicados e número total de artigos com textos completos.

Resultados:

Os periódicos selecionados tiveram o fator de impacto de 5.280, 4.362, 3.309 e 3.206 respectivamente para JBJS-Am, ASMJ, BJJ-Br e Arthroscopy no ano de 2015. No estudo, os escores RER foram, na mesma ordem, 9.408, 6.153, 7.456 e 7.779.

Conclusão:

A revista JBJS-Am é a melhor fonte disponível de informações sobre cirurgia ortopédica deste ponto de vista. Tem o maior fator de impacto e claramente o maior escore RER. Por outro lado, pudemos concluir que o número de ECR e RS publicados de boa qualidade é muito baixo, com menos de 10% do total de artigos. Nível de Evidência III, Análises baseadas em alternativas e custos limitados, e estimativas ruins.

Descritores:
Literatura de revisão como assunto; Fator de Impacto; Medicina baseada em evidências; Ortopedia; Características dos estudos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br