Acessibilidade / Reportar erro

PROGRAMA DE AUTOGESTÃO (PARQVE) MELHORA A QUALIDADE DE VIDA NA OSTEOARTRITE GRAVE DO JOELHO

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos do programa de autocuidado PARQVE em pacientes com osteoartrite grave de joelho (OAJ).

Métodos:

Ensaio clínico prospectivo randomizado controlado com 65 pacientes Kelgren & Lawrence (K&L) grau IV que foram alocados nos grupos: Controle (GC) e Intervenção (GI). Ambos os grupos receberam cuidados habituais. O IG também participou de dois dias de intervenções multiprofissionais sobre OA (causas e tratamento) e seus membros receberam o DVD e o livro do programa. Raios-X em pé foram obtidos na inclusão e a classificação de Ahlback foi registrada. Western Ontario e McMaster Universities Index (WOMAC), Escala de classificação numérica (ECN), Lequesne, peso e índice de massa corporal (IMC) foram obtidos na inclusão, e aos 6, 12 e 24 meses.

Resultados:

Os grupos eram semelhantes no início do estudo, apesar de maiores escores de rigidez WOMAC e um número maior de pacientes de Ahlback grau 4 e 5 no GI. Apenas o GI melhorou em WOMAC e função total (p <0,001) acima de 12% durante o período de estudo. Os melhores resultados foram após um ano. Melhorias não significativas foram observadas na composição corporal (P> 0,05).

Conclusões:

Pacientes com OAJ grave apresentam melhora leve a moderada de função e qualidade de vida pelo programa de autogerenciamento (PARQVE). Nível de Evidência I; Estudos Terapêuticos; Estudo Clínico Prospectivo e Randomizado.

Descritores:
Osteoartrite do joelho; Educação; Ensaio clínico; Diferença mínima clinicamente importante; Qualidade de vida; Educação de pacientes como assunto; Resultado do tratamento

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br