Acessibilidade / Reportar erro

FRATURA LUXAÇÃO TRANSOLECRANIANA: CONCEITOS E RESULTADOS FUNCIONAIS DO TRATAMENTO CIRÚRGICO

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os resultados funcionais do protocolo de tratamento da fratura-luxação transolecraniana, por redução cirúrgica e osteossíntese com placa e parafusos, nos pacientes atendidos em hospital de referência para trauma ortopédico, com seguimento mínimo de seis meses.

Métodos:

vinte e cinco indivíduos tratados cirurgicamente de janeiro de 2014 a novembro de 2018 foram selecionados para um estudo longitudinal observacional primário, utilizando questionários para avaliar a função do membro superior e cotovelo (DASH e MEPS), qualidade de vida (SF-12), dor (visual escala analógica - EVA), e avaliação radiográfica nas incidências anteroposterior e perfil do cotovelo.

Resultados:

Quinze pacientes eram do sexo masculino e a média de idade foi de 46,8 anos. Todos os participantes tiveram suas fraturas consolidadas, sem sinais radiográficos de falha do implante ou artrite degenerativa. A amplitude média do movimento foi reduzida em relação ao membro contralateral: 102,6º para flexo-extensão e 132,8º para pronossupinação. Os escores médios de MEPS e DASH foram 89,6 e 16,5, respectivamente. Não houve dor residual em 84% dos casos de acordo com a EAV.

Conclusão:

O tratamento cirúrgico proposto para a fratura-luxação transolecraniana apresentou resultados satisfatórios de acordo com MEPS, escores DASH e medidas de qualidade de vida. Nível de evidência IV; Estudo observacional retrospectivo.

Descritores:
Procedimentos Ortopédicos; Cotovelo; Olécrano; Fraturas Ósseas; Luxações articulares

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br