Acessibilidade / Reportar erro

TRATAMENTO DE ESPONDILODISCITE LOMBAR COMPLICADA EM TUBERCULOSE DISSEMINADA COM SISTEMA HIDROSTÁTICO DE DISTRAÇÃO LOMBAR: RELATO DE CASO

RESUMO

Objetivo:

Descrever um caso de tuberculose disseminada afetando a coluna lombar, tratada com um sistema de suporte anterior não convencional.

Contexto:

Espondilodiscite tuberculosa é a forma mais comum e mais grave de tuberculose extrapulmonar. Embora o principal tratamento seja a antibioticoterapia, o tratamento cirúrgico é importante em casos de déficit neurológico, instabilidade da coluna e deformidade significativa, sepse grave, abscessos paravertebrais ou peridurais ou em casos de falha do tratamento clínico. Cirurgia também é necessária quando há necessidade de biópsia. Com o desenvolvimento de novos métodos para a reconstrução e fixação da coluna, cada vez mais se faz o debridamento completo do foco da tuberculose vertebral, mas há falta de consenso sobre a melhor técnica.

Métodos e Resultados:

O paciente sofria de tuberculose disseminada afetando a coluna, na região lombar, com abscesso do músculo psoas. Foi tratado com extenso debridamento pelas vias anterior e posterior, usando um sistema não convencional de suporte anterior que promove distração hidrostática.

Conclusões:

O tratamento com o distrator hidrostático foi capaz de restabelecer a estabilidade e a anatomia da curva lombar. Nível de evidência IV, Relato de caso.

Descritores:
Tuberculose da coluna Vertebral; Tuberculose osteoarticular; Desbridamento; Procedimentos cirúrgicos operatórios

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br