Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO PRECOCE DO PÉ TORTO CONGÊNITO IDIOPÁTICO PELO MÉTODO DE PONSETI

RESUMO

O pé torto congênito (PTC) é uma das deformidades congênitas mais comuns dos membros inferiores, com incidência estimada de um para cada 1.000 nascidos vivos. Seu tratamento é motivo de controvérsia, mas, atualmente, o método de Ponseti tem sido difundido, mostrando resultados promissores e diminuindo a necessidade das liberações cirúrgicas extensas, como geralmente se fazia até a introdução da técnica. Utilizado em aproximadamente 55 países, o método apresenta alterações e alcances que variam de acordo com a comunidade em que é aplicado, sendo o resultado e as peculiaridades do método moldados de acordo com a amostra estudada.

Objetivo:

Avaliar o resultado clínico do tratamento do PTC através do método de Ponseti em condições locais.

Métodos:

A avaliação clínica incluiu uma análise descritiva da amostra, além de avaliação radiográfica e satisfação da família com o tratamento.

Resultados:

46% dos pacientes apresentaram bons resultados e nenhuma família se mostrou insatisfeita. Não foram encontradas relações estatisticamente relevantes entre as variáveis estudadas.

Conclusão:

Os resultados são bons e, de maneira geral, semelhantes àqueles da literatura. Há, também, concordância geral dos dados epidemiológicos deste estudo com os relatados por outros autores. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Malformações Congênitas; Deformidades do Pé; Pé Torto Equinovaro

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br