RESUMO
O sarcoma pleomórfico indiferenciado (SPI) de tecidos moles em extremidades, neoplasia rara, correspondente a 5% dos sarcomas de tecidos moles (STM).
Objetivo:
Avaliar fatores de prognóstico relacionados a óbito, recorrência local (RL) e impacto na sobrevida geral.
Métodos:
Estudo retrospectivo de 42 pacientes com SPI tratados cirurgicamente em centro único. Foram comparados dados demográficos, características da neoplasia e de tratamento; e para as variáveis com significância estatística, foi realizada análise de regressão logística. A sobrevida foi avaliada através de gráficos de Kaplan-Meier; e os efeito das variáveis sobre a sobrevida, por meio do teste de log-rank.
Resultados:
Os pacientes tinham idades entre 25 e 85 anos (média de 58 anos), com seguimento ambulatorial médio de 29,6 meses. As variáveis com maior relação com o desfecho óbito foram tamanho maior que 15 cm (T4), com p = 0,01, metástases e estágio IV de prognóstico da American Joint Committee on Cancer (AJCC), com p < 0,001. A sobrevida média dos pacientes foi de 25,9 meses. Presença de metástase e estágio IV da AJCC foram associados à redução na sobrevida dos pacientes (17,8 meses; p < 0,001). Conclusão: Os principais fatores de mau prognóstico relacionados ao óbito e à redução da sobrevida dos pacientes com SPI foram doença metastática e estágio IV da AJCC. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo.
Descritores:
Histiocitoma Fibroso Maligno; Sarcoma; Prognóstico; Recidiva; Morte; Sobrevida