Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODO PONSETI NO BRASIL: 10 ANOS DE UM SITE SOBRE PÉ TORTO - PERFIL DE USUÁRIOS

RESUMO

Objetivo:

Analisar o perfil de indivíduos que acessam o site de informações sobre o pé torto congênito (PTC) e o tratamento do Método Ponseti nos primeiros dez anos da implantação do método no Brasil.

Métodos:

Trata-se de um estudo retrospectivo com análise de bases de dados, de caráter quantitativo, de 2002 a 2012. Aplicou-se um questionário semiestruturado que abordou as dificuldades encontradas, busca por diferentes profissionais e quais eram as principais dúvidas.

Resultados:

dos respondentes, 94% tinham algum familiar com PTC, os respondentes foram 74% do sexo feminino, 40% com ensino superior, 75% casados(as), 80% com renda acima de um salário mínimo, 21% de cargos administrativos e 99% residentes em área urbana. Dos respondentes, 44% procuraram três ou mais médicos no início do tratamento, e, em média, 77% fizeram o tratamento usando convênio médico ou usando médico particular.

Conclusão:

O perfil de indivíduos que acessam o site de informações sobre PTC e o tratamento do Método Ponseti é composto de respondentes do sexo feminino, casadas, residentes em área urbana, predominantemente do sudeste do Brasil, com ensino superior, com renda acima de 1,5 salários mínimos, e que estavam tratando seus filhos pela rede de saúde particular. Nível de Evidencia II, Estudo retrospectivo.

Descritores:
Pé Torto Equinovaro; Internet; Família; Informação

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br