Acessibilidade / Reportar erro

OS TRAUMATOLOGISTAS TRATAM OSTEOPOROSE, PARA PREVENIR UMA NOVA FRATURA, NO BRASIL?

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a proporção de traumatologistas que investigam a osteoporose nos pacientes idosos com fraturas e recomendam a prevenção secundária das fraturas osteoporóticas.

Métodos:

Distribuímos questionários para 244 médicos participantes do Congresso Brasileiro de Traumatología Ortopédica em 2015. Determinamos o perfil dos mesmos e avaliamos como os entrevistados investigam e tratam a osteoporose nos pacientes idosos com fraturas.

Resultados:

Entre os entrevistados, 32% relataram que seu nível de conhecimento sobre osteoporose seria algo entre 0 e 5 (de 0 a 10). No total, 42% dos participantes relataram que frequentemente solicitam DXA para pacientes idosos com fraturas, mas menos de 30% relataram prescrever suplementação com cálcio e/ou vitamina D. Consideramos como prescritores do tratamento completo para o paciente aqueles médicos que, além de solicitar DXA, prescrevem suplementação de cálcio, vitamina D e medicamentos específicos para seus pacientes idosos, além de recomendar medidas não farmacológicas. Apenas 0,8% dos participantes preencheram todos esses critérios. Além disso, 47% dos traumatologistas relataram que não tratam a osteoporose, mas encaminham seus pacientes com osteoporose para um médico que o faz.

Conclusão:

Menos de 50% dos traumatologistas pesquisados investigam e realizam prevenção secundária contra fraturas osteoporóticas após tratamento de paciente idoso com fratura. Nível de evidência III, Análises econômicas e de decisão - Desenvolvimento de modelo econômico ou de decisão.

Descritores:
Osteoporose; Fraturas por Osteoporose; Prevenção Secundária; Inquéritos e questionários

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br