Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA NA DOR DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO

RESUMO

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com excesso de peso e, destes, mais de 700 milhões com obesidade. Pacientes obesos com dor nas articulações e função física reduzida representam um grupo desafiador para o tratamento efetivo.

Objetivo:

Avaliar pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e as implicações dessa cirurgia na dor da articulação do joelho, assim como realizar anamnese e aplicação de questionários específicos para aprofundar a discussão e elucidar os sintomas articulares no joelho relacionados à obesidade.

Métodos:

Estudo transversal observacional com tabulação e análise de dados coletados.

Resultados:

Obteve-se um resultado significativo na comparação da dor no joelho pré e pós-cirurgia, havendo um aumento da dor de 15,8%.

Conclusão:

Ainda que resultados de piora ou manutenção da dor possam ocorrer, associados ao aumento das atividades funcionais de uma articulação até então em desuso e à perda da massa muscular como sustentador, por exemplo, a maioria dos participantes relatou melhora das queixas álgicas articulares, principalmente em decorrência da diminuição da sobrecarga articular. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Dor; Articulações; Joelho; Obesidade; Cirurgia Bariátrica

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br