Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DE PKP EM SOST SORO EM PACIENTES COM FRATURAS DE COMPRESSÃO VERTEBRAL

RESUMO

Objetivo:

Este estudo teve por objetivo determinar a expressão de esclerostina (SOST) em pacientes com fraturas vertebrais osteoporóticas por compressão na coluna toracolombar antes e depois da Cifoplastia Percutânea (PKP).

Métodos:

Os níveis de SOST no soro foram quantificados por meio de um Ensaio de Imunoadsorção Ligado à Enzima (ELISA) sanduíche, realizado no pré-operatório e aos seis meses pós-operatório. Foram também registrados a altura do corpo vertebral anterior, os ângulos cifóticos, e os valores obtidos na escala analógica visual (VAS).

Resultados:

O nível de SOST no soro foi altamente expresso nos pacientes, e permaneceu correlacionado negativamente com a densidade mineral óssea (DMO). As alturas vertebrais, os ângulos cifóticos locais, e as pontuações obtidas na escala VAS foram significativamente melhores após o PKP. No entanto, o SOST foi correlacionado positivamente com a DMO aos seis meses pós-operatório.

Conclusão:

O PKP foi uma estratégia eficaz para o tratamento de fraturas vertebrais osteoporóticas por compressão na coluna toracolombar, melhorando os níveis de DMO e diminuindo os níveis de SOST no soro. Nível de Evidência II, Estudo prospectivo comparativo.

Descritores:
Densidade Óssea; Cifoplastia; Osteoporose

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br