Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS AOS DESFECHOS DE PACIENTES IDOSOS OPERADOS POR FRATURAS DO QUADRIL

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os fatores clínicos associados à mortalidade em pacientes idosos submetidos ao tratamento cirúrgico para correção de fraturas do quadril.

Métodos:

Estudo observacional e retrospectivo de análise de prontuários de 67 pacientes (idade superior a 60 anos). Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos, submetidos ao tratamento cirúrgico para correção de fraturas do quadril, entre 2019 e 2020, no Hospital São Paulo. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, presença de comorbidades, região do quadril acometido e mecanismo de trauma. As análises estatísticas foram realizadas pelo software SPSS.

Resultados:

A idade média dos participantes foi de 78,12 ± 9,80 anos, e 80,6% da amostra era constituída por mulheres. Houve maior prevalência de fraturas do quadril no lado direito (52,2%), na região transtrocantérica (53,7%) e causada por queda sem desnível (88,1%). Hipertensão arterial sistêmica (77,6%), diabetes mellitus (37,3%) e demência (16,4%) foram frequentes. A prevalência de óbito após a fratura foi de 17,9%, sendo associada a maior tempo de internação hospitalar após a cirurgia (p = 0,028).

Conclusão:

A prevalência de mortalidade dos pacientes com fratura do quadril submetidos à cirurgia foi de 17,9%. O tempo prolongando de internação hospitalar por comorbidades pré-existentes foi o principal fator relacionado a este desfecho. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo.

Palavras-chave:
Fraturas do Quadril; Fraturas do Fêmur; Mortalidade; Estudos Retrospectivos; Fatores de Risco; Procedimentos Ortopédicos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br