Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS, ENXERTO DE GORDURA E MATRIZ DE COLÁGENO NA PREVENÇÃO DA FIBROSE EPIDURAL

RESUMO

Objetivo:

A fibrose epidural é uma das principais razões que motiva intervenções cirúrgicas repetidas. O objetivo deste estudo foi comparar o efeito do plasma rico em plaquetas (PRP) no desenvolvimento de fibrose epidural com matriz de colágeno e enxerto de gordura autógena.

Métodos:

Ratos machos foram separados em 3 grupos. A laminectomia foi aplicada nos ratos e gordura epidural foi colocada no primeiro grupo (n = 7); matriz de colágeno de tamanho igual foi aplicada no segundo grupo (n = 7); uma dose única de PRP foi aplicada no terceiro grupo (n = 7).

Resultados:

A fibrose epidural foi mais comum no grupo em que a matriz de colágeno foi aplicada, quando comparada aos animais do grupo PRP. O grupo PRP apresentou os melhores valores na prevenção da fibrose epidural quando comparado ao grupo enxerto de gordura, porém a diferença não foi estatisticamente significante.

Conclusão:

PRP é um material de fácil obtenção do sangue dos pacientes e a baixo custo; a principal relevância clínica de nosso estudo é que o PRP pode ser um material eficiente para obter melhores resultados clínicos após a laminectomia devido à sua cicatrização tecidual e potencial de prevenção de fibrose epidural. Nível de evidência V, Pesquisa com animais.

Descritores:
Plasma Rico em Plaquetas; Laminectomia; Fibrose; Colágeno

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br