Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA ANGÚSTIA PSICOSSOCIAL NA METÁSTASE ÓSSEA TRATADA COM ENDOPRÓTESE

RESUMO

Objetivo:

Confrontar o nível de angústia psicossocial (distress) entre o pré-operatório e o pós-operatório precoce de pacientes submetidos ao tratamento de metástase óssea com endoprótese, avaliando seu impacto na qualidade de vida.

Métodos:

Foram avaliados 13 pacientes submetidos ao tratamento de metástase óssea com endoprótese em dois momentos: pré-operatório e pós-operatório de 30 dias. A ferramenta utilizada foi o termômetro de Distress, questionário de triagem psicossocial desenvolvido pela National Comprehensive Cancer Network. É considerado distress moderado ou grave se o paciente somar 4 ou mais pontos.

Resultados:

No pré-operatório, os problemas mais frequentes foram “tomar banho e vestir-se”. Com 30 dias, os itens mais prevalentes foram “cansaço” e “nervosismo”. Houve melhora significativa do distress quando foram comparadas as avaliações pré-operatória e após 30 dias.

Conclusão:

O tratamento cirúrgico com endoprótese para metástase óssea reduz precocemente o nível de angústia psicossocial aferido pelo termômetro de Distress. Nível de evidência II, Estudo terapêutico, prospectivo e comparativo.

Descritores:
Qualidade de Vida; Neoplasias Ósseas; Metástase Neoplásica; Oncologia Cirúrgica

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br