Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO ANATÔMICO DA FACE VOLAR DA EXTREMIDADE DISTAL DO RÁDIO E COMPARAÇÃO COM O FORMATO DAS PLACAS VOLARES BLOQUEADAS

RESUMO

Objetivos:

Avaliar o ângulo palmar cortical (APC) da extremidade distal do rádio, sua variação nas colunas lateral e intermédia, o formato e o padrão da watershed line (WL) e sua correlação com as placas volares bloqueadas disponíveis no mercado.

Métodos:

Foram analisados 27 ossos rádios do Departamento de Morfologia e nove placas de seis fabricantes diferentes. Medimos os APCs das colunas lateral e intermédia dos rádios e seus correspondentes nas placas, além de compararmos o relevo do terço distal do rádio e das placas. Quanto a WL, comparamos o formato nas peças e seu equivalente nas placas, sendo classificados em quatro tipos: biconvexo, convexo, convexo ulnar e plano.

Resultados:

O APC variou entre as colunas do rádio, sendo a média da coluna lateral 153,40° e, da intermédia 146,06°. Quatro das nove placas não apresentaram variação na angulação volar. Dos 27 rádios, 13 apresentaram padrão convexo e 12 biconvexo, enquanto a maioria das placas (sete das nove analisadas) tinham desenho biconvexo.

Conclusão:

A anatomia dos rádios foi variável entre as peças, sendo a coluna intermédia mais inclinada que a coluna lateral. A placa Synthes® -2 foi a que apresentou relevo mais próximo dos achados anatômicos da extremidade distal do rádio, seguida pela Newclip® -2. Nível de Evidência II, Estudo Anatômico Descritivo.

Descritores:
Anatomia Regional; Fraturas do Rádio; Placas Ósseas; Rádio (Anatomia)

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br