Acessibilidade / Reportar erro

A MENISCECTOMIA PARCIAL AFETA OS RESULTADOS DA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR?

RESUMO

Objetivo:

Comparar a realização da meniscectomia parcial concomitante à reconstrução do LCA (RLCA) primária, utilizando o enxerto do tendão patelar, com indivíduos que realizaram apenas a RLCA, em critérios clínico-funcionais e grau de osteoartrite (OA), após 10 anos do processo cirúrgico.

Métodos:

Trata-se de um estudo retrospectivo transversal, com 37 pacientes que realizaram a RLCA com enxerto do tendão patelar, associada ou não à meniscectomia parcial, divididos em dois grupos: com lesão meniscal (n = 22) e sem lesão meniscal (n = 15). Dados antropométricos e quatro medidas de desfecho foram utilizados para análise dos resultados: questionário SF-36, avaliação do arco de movimento, Knee Injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS) e Classificação Radiográfica de Ahlbäck.

Resultados:

Não existem diferenças em termos de qualidade de vida relacionada à saúde, amplitude de movimento, condição funcional e severidade/grau de OA do joelho em pacientes que realizaram ou não meniscectomia parcial em conjunto com a RLCA (p ≥ 0.05).

Conclusão:

Os participantes que realizaram meniscectomia parcial em conjunto com a RLCA primária com enxerto do tendão patelar, após 10 anos do processo cirúrgico, não demonstraram diferenças significativas nos critérios clínico-funcionais e gravidade da OA do joelho, comparados aos indivíduos que realizaram apenas a RLCA. Nível de Evidência II, Estudos prognósticos.

Descritores:
Ligamento Cruzado Anterior; Joelho; Meniscectomia; Osteoartrite

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br