Acessibilidade / Reportar erro

Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores

Resumo

Objetivo

Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração.

Métodos

Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise.

Resultados

O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento.

Conclusão

Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.

Educação em enfermagem; Ensino superior; Curso de enfermagem; Currículo

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br