Acessibilidade / Reportar erro

Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas

Resumo

Objetivo

Analisar a associação entre a presença de estresse em estudantes de enfermagem e vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas.

Métodos

Pesquisa analítica, realizada com 455 acadêmicos de Enfermagem cujos dados foram obtidos por meio de um questionário para identificar vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas e pelo Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. A associação entre as variáveis foi testada pelo qui-quadrado de Pearson (p<0,05), a força dessa associação pela razão de chance, sendo a regressão logística (método backward) utilizada para ajuste do modelo.

Resultados

Do total de discentes, 64% apresentou estresse, tendo como fatores associados: sexo (p<0,010), faixa etária (p<0,029), situação conjugal (p<0,001), presença de filhos (p<0,001), situação ocupacional (p<0,001), custeio dos estudos (p<0,009) e ano em curso (p<0,001), permanecendo no modelo final: sexo, situação conjugal e ano em curso.

Conclusão

As mulheres, os estudantes com companheiro e aqueles no último ano da faculdade tiveram maiores chances de apresentar estresse.

Estresse; Estresse psicológico; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem/psicologia; Inquéritos e questionários

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br