Interação e conforto
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F2 conversa com voz suave e melodiosa, com C2 (10 anos), ao mesmo tempo em que passa a mão na sua cabeça. Ao ouvir a voz, ele direciona seu olhar para ela e sorri[...]. Em seguida, a avó raspa os cabelos da criança com uma máquina de corte de cabelo, usando movimentos lentos, intercalados com o toque carinhoso da mão na cabeça e diz, com o mesmo tom de voz: ‘é um menino lindo’ Ao escutá-la, C2 relaxa e mantém os olhos fechados (Diário de Campo. Observação, Caso 2).
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Cuidados de desenvolvimento |
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Cantar músicas infantis com tom de voz suave e melodiosa;
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Usar atividades lúdicas (contação de histórias, vídeos, TV, música, brinquedos com texturas e cores diferentes) durante as interações com a criança;
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Realizar massagem durante a hidratação da pele após o banho;
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Estimular a visita e permanência dos familiares;
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Evitar interrupções desnecessárias e permitir períodos de descanso;
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Criar um ambiente que lembre a casa, usando objetos pessoais da criança e da família;
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Manter um nível reduzido de estímulos na unidade da criança, durante os períodos de descanso e a noite;
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Proporcionar atividades que encorajem a interação da família com a criança, como o corte de cabelo.
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Atividades de vida diária (AVD)
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F3 (11 anos) separa os materiais para o banho (algodão, gaze, toalha, fralda, sabonete) localizados na mesa de cabeceira ao lado do leito. Em seguida, retira o oxímetro do dedo indicador direito de C3; muda sua posição de supina para lateral esquerda, pega um algodão embebido em água e sabonete e esfrega suavemente as costas. Em resposta, C3 apresenta pequenos espasmos, enquanto a água toca seu corpo. F3 retorna C3 a posição supina, repete o mesmo procedimento para a limpeza do tórax e abdômen, finaliza o banho secando as partes frontal e posterior do corpo, e a veste. Realiza a higiene oral, com escovação, água e enxaguante bucal (Diário de campo- Observação, Caso 3).
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Cuidados habituais modificados |
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Trocar a fralda sempre que necessário;
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Evitar exposição, correntes de ar, excesso de calor ou resfriamentos desnecessários durante o banho;
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Manter o lençol bem esticado de modo a evitar dobras; • Utilizar almofadas ou coxins nas partes do corpo onde há proeminências ósseas;
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Realizar mudança de decúbito a cada duas horas;
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Transferir para a cadeira de rodas se tolerância da criança.
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Cuidados de manutenção
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Cuidados de reparação
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Cuidados do parecer
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Cuidados de compensação
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Administração de medicamentos
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TE3 reposiciona C1 (3 anos de idade) acomodando-a no berço, coloca o sensor do oxímetro no hálux direito e a meia nos pés. Separa o material para a administração do medicamento pela GTT (sonda, água filtrada e medicações) e o administra. Em seguida, lava o trajeto da GTT com a água filtrada por gavagem (Diário de campo, Observação, Caso C1)
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Cuidados Medicamentosos |
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Checar (dose, via de administração, hora) da medicação antes de ser administrada;
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Assegurar que a criança não seja alérgica a medicação prescrita a ser administrada;
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Monitorar a criança quanto a desconforto e náusea antes e após a administração da medicação;
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Checar medicações que possuem interações e mudar o aprazamento/agendamento;
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Observar sinais de intoxicação medicamentosa relacionadas a risco de erro de dosagem (oscilação de peso, mudança de idade);
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Administrar broncodilatadores e outros medicamentos SOS e conforme prescrito
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Cuidados de Reparação |
Manutenção de dispositivos tecnológicos
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TE5 chamou a E3 da unidade para avaliar a subcânula da TQT da C1 (3 anos), que se encontrava sonolenta. E3 aborda a C1 com voz suave: ‘Oi princesa, vamos acordar!’ Enquanto ela desperta, E3 prepara os materiais (SF 0,9% e haste flexível, cadarço de fixação) para limpeza externa da subcânula. Realiza o procedimento calmamente, com o olhar direcionado à subcânula. Durante o procedimento, a menina com febre, permanece quieta e prostrada. Alguns minutos depois, C1 abre os olhos lentamente e fixa o olhar em E3 que havia terminado a limpeza. Procede a troca da fixação da TQT. Ao terminar, E3, com voz suave e infantilizada a chama de princesa. C1 sorri, movimentando seu olhar para ela! (Diário de campo-observação, Caso 1).
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Cuidados tecnológicos |
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Proteger a traqueostomia da dispersão de água;
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Higienizar as mãos antes e depois de manipular o sistema do ventilador mecânico;
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Usar técnica asséptica para montar o ventilador mecânico;
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Proteger a conexão Y durante a abertura do sistema do ventilador mecânico;
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Trocar o circuito do ventilador mecânico quando visivelmente sujo;
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Atentar para os alarmes do ventilador mecânico;
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Avaliar a integridade da pele ao redor dos estoma da GTT;
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Lavar com água após a administração de dieta e medicamentos na GTT e SNE;
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Verificar a presença de vazamento de secreção gástrica e dieta no botton;
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Trocar a fixação da SNE sempre que necessário;
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Atentar para não tracionar a sonda acidentalmente;
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Verificar o posicionamento correto da sonda, examinando a cavidade oral, se há resíduos gástricos, ou escutando o momento do ar injetado e aspirado, conforme o protocolo da instituição;
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Avaliar a integridade da narina.
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Cuidados de reparação |
Manejo das necessidades de oxigenação, alimentação e integridade da pele
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Por delegação de competência, TE2 prepara os materiais disponível no leito de C2 (10 anos) (SF0,9%, sonda, gaze e luva estéril) para a aspiração de via aérea inferior (VAI) da TQT. Em seguida, desconecta o tubo da ventilação mecânica (VM) da TQT e abre o sistema de vácuo de aspiração. Em resposta ao ruído do vácuo, C2 pisca os olhos rapidamente. TE2 toca seu rosto carinhosamente, tranquilizando-o. Em resposta, olhos de C2 piscam menos ao receber toque. TE2 aspira uma vez e reconecta o tubo de VM na TQT. Em seguida, enquanto aspira as narinas, C2 reage arqueando o lábio superior e o rosto fica rubro (Diário de campo-observação, Caso 2)
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Cuidado tecnológico |
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Cuidados na manutenção da perviedade das vias aéreas inferiores e superiores
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Determinar a necessidade de aspiração das vias aéreas (superior e inferior) pela presença de secreção e sons respiratórios bolhosos;
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Informar a criança e a família sobre a aspiração, explicando sobre o procedimento;
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Monitorar a condição de oxigenação da criança (níveis de SaO2);
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Interromper a aspiração traqueal e oferecer oxigênio suplementar se a criança apresentar bradicardia e/ou dessaturação;
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Observar o tipo e a quantidade da secreção aspirada; Cuidados com a alimentação por dispositivos tecnológicos
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Identificar a dieta prescrita;
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Monitorar quanto à presença de ruídos intestinais a cada administração da dieta;
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Monitorar a condição hídrica e eletrolítica da criança;
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Consultar outros membros da equipe de saúde para escolha do tipo e valor nutricional da alimentação enteral.
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Elevar a cabeceira da cama/berço entre 30 e 45 graus durante a alimentação.
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Verificar o fluxo de bombeamento da dieta de hora em hora;
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Verificar resíduo gástrico antes de cada alimentação intermitente. Cuidados com a pele no entorno de óstios:
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Examinar a pele ao redor do estoma traqueal observando secreções, vermelhidão e irritação;
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Limpar a área em torno do estoma traqueal, após o banho, ao término da aspiração traqueal e sempre que apresentar-se úmido;
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Manter a pele ao redor do estoma da GTT limpa e seca;
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Remover secreções dos óstios da TQT e da implantação da GTT, sempre que estiver presente
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Cuidados de compensação
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Cuidados de manutenção
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Cuidados de reparação
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Enfrentamento de vulnerabilidades
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C2 (3 anos de idade) está conosco há um bom tempo [1 ano] e ela super responde às interações. A gente tem um carinho muito grande por ela. De falar, de ver a resposta dela, que ela atende aos nossos comandos, interage bem. Eu acho que a gente conversar com ela, é uma forma de minimizar aquele momento que fica sem acompanhante (entrevista, E2)
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Cuidados de demandas sociais |
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Determinar o nível de conhecimento, aceitação e papel do cuidador;
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Investigar com o cuidador os pontos positivos e negativos do cuidar diário;
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Apoiar as decisões do cuidador;
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Encorajar a aceitação da interdependência entre os familiares.
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Monitorar os problemas de interação na família com o cuidado da criança.
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Reforçar a rede social do cuidador;
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Informar ao cuidador recursos de serviços de saúde e comunitários;
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Contatar o serviço social para acesso ao Programa de Transferência de Renda;
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Ampliar a rede social de convivência.
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Cuidados de manutenção
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Cuidados de reparação
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Cuidados de estimulação
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Cuidados de compensação
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