Acessibilidade / Reportar erro

Crianças hospitalizadas com necessidades de saúde especiais complexas: estudo de casos múltiplos

Infantes hospitalizados con necesidades de salud especiales complejas: estudio de casos múltiples

Resumo

Objetivo

Descrever os casos clinicamente complexos de crianças com necessidades de saúde especiais em hospitalização contínua e analisar a natureza das demandas de cuidados clinicamente complexos durante a hospitalização.

Métodos

Estudo de casos múltiplos de três crianças clinicamente complexas hospitalizadas. A coleta de dados ocorreu, entre janeiro e março de 2020, em prontuário, na observação de cuidados e interação espontânea registrada em diário de campo e entrevista. Participaram sete pessoas, sendo dois familiares, três técnicos de enfermagem e duas enfermeiras. Aplicou-se a análise temática, orientando-se pela tipologia de demandas de cuidados de crianças com necessidades de saúde especiais e classificação de Collière.

Resultados

Os casos de meninas e menino, com três, dez e 11 anos de idade, e tempo de internação de 4 meses a 6 anos, geraram linhas de convergências com as demandas de cuidados de crianças com necessidades de saúde especiais, proporcionando sobrevivência, bem-estar e conforto. Desses casos extraíram-se demandas contínuas e complexas de cuidados de estimulação, apaziguamento, confortação e parecer convergentes com o de desenvolvimento e habituais modificados (banho, arrumar-se, alimentação e mobilidade); os cuidados de compensação, no manejo de tecnologias corporais e a administração de medicamentos de uso contínuo, convergiram para demandas de cuidados tecnológicos e medicamentosos

Conclusão

A necessidade de sobrevivência, determinada pela natureza clinicamente complexa da criança, direciona a prioridade dos cuidados no uso contínuo de múltiplos medicamentos e manejo de tecnologias, na segurança do ambiente hospitalar. Embora essenciais, precisa-se contemplar as outras demandas de cuidados de desenvolvimento e social integrando-as às clinicamente complexas.

Criança hospitalizada; Múltiplas afecções crônicas; Cuidado da criança; Assistência integral à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br