Acessibilidade / Reportar erro

Validação de conteúdo de instrumento de avaliação do recém-nascido

Validación de contenido de instrumento para evaluación del recién nacido

Resumo

Objetivo

Validar o conteúdo de um instrumento de avaliação do recém-nascido baseado nas intervenções propostas pela Primeira Semana de Saúde Integral.

Métodos

Pesquisa metodólogica realizada em duas fases: definição das variaveis do instrumento e validação de conteúdo. Utilizou-se da aplicação da Técnica Delphi a um índice de 70% como nível mínimo de consenso. Para validar a consistência interna do instrumento, foram aplicados o estimador de confiabilidade alfa de Cronbach e o estimador greatest lower bound.

Resultados

O instrumento apresentou adequação quanto à aparência geral (90%), facilidade de entendimento (90 a 100%), viabilidade para prática assistencial (100%) e itens contemplados (100%).

Conclusão

O instrumento desenvolvido demonstrou validade de conteúdo e compatibilidade para avaliar o recém-nascido na primeira semana de vida. Poderá, portanto, constitui-se em ferramenta prática para qualificar e direcionar as intervenções em saúde realizadas aos recém-nascido no contexto na Atenção Primária à Saúde.

Saúde da criança; Serviços de saúde da criança; Serviços de saúde materno-infantil; Estudos de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br