Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes sociais de saúde e autoeficácia de mães/cuidadores para prevenção da diarreia

Determinantes sociales de salud y autoeficacia de madres/cuidadores para prevención de diarrea

Resumo

Objetivo

Verificar associação entre os determinantes sociais de saúde e os níveis de autoeficácia de mães ou cuidadores para prevenção da diarreia infantil.

Métodos

Estudo transversal realizado com 363 mães ou cuidadores de crianças menores de cinco anos, acompanhadas em unidade de Atenção Primária à Saúde. Para coleta de dados, utilizaram-se o formulário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil. Realizou-se o teste Qui-Quadrado e como medida de associação a razão de chances.

Resultados

Verificou-se que mães ou cuidadores com idades de 15 a 29 anos tiveram 1,6 vezes mais chances de apresentarem autoeficácia moderada, com significância estatística para o determinante individual “faixa etária” (p=0,017). Os participantes com determinantes intermediários “destino do lixo” e “origem da água do domicílio” inadequados tiveram, respectivamente, 3,5 e 2,8 vezes mais chances de apresentarem autoeficácia moderada.

Conclusão

O Determinante Social de Saúde “faixa etária” aumenta a chance de mães ou cuidadores apresentarem autoeficácia moderada para prevenção da diarreia infantil. Portanto, cabe aos enfermeiros uma maior ênfase em orientar as mães ou cuidadores, principalmente os mais jovens sobre a prevenção da diarreia e realizar ações educativas que visem aumentar a autoeficácia destes.

Diarreia infantil; Determinantes sociais da saúde; Autoeficácia; Promoção da saúde; Prevenção de doenças

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br