Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome metabólica em pessoas vivendo com HIV: prevalência e concordância de critérios

Síndrome metabólico en personas que viven con el VIH: prevalencia y concordancia de criterios

Resumo

Objetivo

Identificar a prevalência da síndrome metabólica e a concordância entre os critérios do National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III (NCEP-ATPIII) e da International Diabetes Federation (IDF) em pessoas vivendo com HIV.

Métodos

Estudo analítico transversal, realizado em cinco serviços especializados em município do interior paulista, de 2014 a 2016, com 340 pessoas vivendo com HIV. Variáveis sociodemográficas e clínicas necessárias para classificação da síndrome metabólica pelos critérios do NCEP-ATPIII e da IDF foram coletadas por meio de entrevistas. Para avaliar a concordância entre os critérios da SM, NCEP-ATPIII e IDF, foi utilizada a estatística first-order agreement coefficient. Para verificar a relação entre a síndrome metabólica e as variáveis do estudo, utilizou-se a regressão de Poisson com variância robusta.

Resultados

A prevalência da síndrome metabólica foi de 28,5% pelo critério NCEP-ATPIII e 39,3% IDF. As maiores prevalências foram associadas ao sexo feminino e faixas etárias a partir dos 50 anos, enquanto que, no tempo de diagnóstico entre 2 a 10 anos, prevalências menores. A concordância entre os dois critérios foi considerada substancial.

Conclusão

A concordância substancial entre os critérios IDF e NCEP-ATPIII sugere a possibilidade de intercambio entre eles. Ademais, os resultados sinalizam para a necessidade de atenção especial dos serviços para a avaliação do perfil metabólico e identificação das pessoas vivendo com HIV que possuem alto risco cardiovascular.

Síndrome metabólica; HIV; Síndrome de imunodeficiência adquirida; Prevalência

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br