Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem em clínica cirúrgica

Objetivo

Identificar a frequência dos diagnósticos de enfermagem em pacientes de clínica cirúrgica.

Métodos

Estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, com dados referentes a 28 pacientes. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido pelos pesquisadores, com base em padrões funcionais de saúde.

Resultados

Foram encontrados 301 diagnósticos de enfermagem, com média de 12 por paciente. Somente quatro diagnósticos apresentaram frequência acima de 50%. Os mais frequentes foram: “risco de infecção”, “integridade da pele/tissular prejudicada”, “disposição para bem-estar espiritual”, “disfunção sexual” e “padrão do sono perturbado”. Diagnósticos que se enquadram no domínio 13 (Crescimento/Desenvolvimento) não foram documentados nesta amostra.

Conclusão

Os achados demostraram ampla variedade de diagnósticos na população estudada, reflexo da diversidade de cuidados a serem prestados. A identificação das necessidades de cuidados favorece a implantação de intervenções específicas, contribuindo para a qualidade da assistência de enfermagem.

Diagnóstico de enfermagem; Avaliação em enfermagem; Classificação; Enfermagem perioperatória; Cuidados de enfermagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br