Acessibilidade / Reportar erro

Capacidade de tomada de decisão de pacientes submetidos a procedimento médico invasivo

Capacidad de toma de decisión de pacientes sometidos a procedimiento médico invasivo

Resumo

Objetivo:

Avaliar o processo de tomada de decisão em pacientes, adultos e idosos, que realizaram procedimentos médicos invasivos..

Métodos:

Estudo transversal, quantitativo, realizado ao longo de 14 meses, incluiu 300 pacientes internados, com mais de 18 anos, divididos em adultos e idosos, e por sexo, submetidos a procedimentos médicos invasivos, foi utilizado o instrumento de Desenvolvimento Psicológico-Moral para avaliar a capacidade de tomada de decisão.

Resultados:

Houve diferença estatisticamente significativa nos anos de estudo dos adultos em relação aos idosos (P=0,0001), onde os adultos tiveram mais anos de estudo que os idosos. Apenas dois participantes, não demonstraram ter capacidade para tomar decisões no seu melhor interesse.

Conclusão:

Os resultados demonstram a importância de envolver o paciente idoso na tomada de decisão sobre o seu tratamento médico. Portanto, é fundamental o desenvolvimento de estratégias que atendam adequadamente esta população permitindo a autonomia e autodeterminação também nesta fase de vida.

Descritores
Envelhecimento; Idoso; Autonomia pessoal; Tomada de decisões; Populações vulneráveis; Procedimentos cirúrgicos invasivos

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br