Acessibilidade / Reportar erro

Transição do idoso do hospital para o domicílio na perspectiva do cuidador/idoso: revisão de escopo

Transición de adultos mayores del hospital al domicilio bajo la perspectiva del cuidador/adulto mayor: revisión de alcance

Resumo

Objetivo

Mapear evidências que discutem o cuidado transicional direcionado à pessoa idosa, do contexto hospitalar para o domicílio, na perspectiva do cuidador/idoso.

Métodos

Revisão de escopo, tendo por base a orientação do Instituto Joanna Briggs (JBI). Foram incluídas na sistematização para busca dos estudos as bases LILACS, PubMed, Web of Science, Scopus, CINAHL e Embase. Realizou-se a revisão por pares independente, selecionada de acordo com os critérios. Em seguida, foi realizada análise de similitude no software Iramuteq.

Resultados

A amostra foi composta por 8 estudos, publicados principalmente no ano de 2016, tendo como local predominante os Estados Unidos. É possível observar que houve maior quantitativo de dificuldades e fragilidades, seguido de desafios e, por fim, potencialidades na transição.

Conclusão

A transição da alta hospitalar do idoso para casa é um processo complexo e longitudinal, que envolve múltiplas fragilidades e dificuldades para o paciente e para seus cuidadores formais e informais, assim como existem potencialidades e desafios a serem explorados. Destaca-se a sobrecarga de trabalho, o esforço e a dedicação exigida, bem como a relação com o envolvimento familiar.

Idoso; Cuidado transicional; Alta do paciente; Continuidade da assistência ao paciente; Cuidadores

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br