Acessibilidade / Reportar erro

Alterações nos parâmetros fisiológicos dos recém-nascidos sob oxigenoterapia na coleta de gasometria

Objetivo:

Identificar as alterações que ocorrem nos parâmetros fisiológicos dos recém-nascidos sob oxigenoterapia na coleta de gasometria arterial, comparando os momentos imediatamente antes, imediatamente depois, e cinco minutos depois do procedimento.

Métodos:

Estudo longitudinal, do tipo antes e depois,. Amostra composta por 67 recém-nascidos sob oxigenoterapia que receberam punção arterial para gasometria.

Resultados:

O grupo de recém-nascidos em Oxi-Hood sofreu alterações significativas (p<0,05) na frequência cardíaca, pulso e saturação de oxigênio. Os recém-nascidos em ventilação mecânica obtiveram alterações de frequência respiratória e pulso e aqueles sob CPAP nasal não mostraram instabilidade dos parâmetros fisiológicos.

Conclusão:

O estímulo doloroso causado pela coleta de gasometria nos recém-nascidos mostrou variações de todos os parâmetros fisiológicos, porém, para tal procedimento, as alterações foram diferentes em cada modalidade de oxigenoterapia.

Recém-nascido; Processos fisiológicos; Oxigenoterapia; Gasometria; Enfermagem neonatal


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br