Acessibilidade / Reportar erro

Uma investigação sobre os estilos de aprendizagem de alunos do programa de mestrado em enfermagem

OBJETIVO: Este estudo objetivou identificar os estilos de aprendizagem dos alunos do programa de mestrado em enfermagem numa universidade publica localizada na região nordeste dos Estados Unidos. MÉTODOS: O referencial teórico adotado foi a teoria de construção individual e social do conhecimento chamada construtivismo. O Inventario do Processo de Aprendizagem - Versão Revisada (ILP-R) e dados demográficos foram codificados e analisados utilizando o Pacote Estatístico das Ciências Sociais (SPSS). RESULTADOS: Preferência nos tipos elaborativo, agente e profundo de aprendizagem com menor uso do tipo metódico e de memorização literal foi percebido, porém sem significância estatística. Comprovou-se um relacionamento positivo entre algumas sub-escalas de aprendizagem. CONCLUSÃO: O resultado deste estudo será útil para professores universitários uma vez que o processo de ensinar começa na maneira como respondemos às necessidades dos nossos alunos.

Aprendizagem; Educação de pós-graduação em enfermagem; Estudantes de enfermagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br