Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento como prevenção na perspectiva de pessoas vivendo com HIV/aids

Tratamiento como prevención en la perspectiva de personas que viven con el VIH/sida

Resumo

Objetivo

Analisar os fatores associados ao conhecimento sobre a eficácia do tratamento como prevenção de pessoas que vivem com o HIV.

Métodos

Estudo transversal e analítico realizado com pessoas que vivem com HIV/aids atendidas em cinco serviços de atendimento especializado em um município do interior paulista. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais onde se utilizou de um questionário semiestruturado. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, univariada e regressão logística.

Resultados

286 pessoas vivendo com HIV participaram do estudo, 108 (37.8%) homens que fazem sexo com homens, com idade superior a 45 anos (36.4%). Foi identificado que apenas 15,0% dos participantes apresentaram conhecimento sobre a eficácia do tratamento como prevenção. Não ter conhecimento sobre a eficácia do tratamento como prevenção foi associado com ter 2 e 4 parceiros sexuais 0.24 (IC 95% 0.08,0.68), usar o preservativo de forma inconsistente 2.69 (IC 95% 1.26,5.77), não buscar a informação 4.31(IC 95% 1.18,15.78) e não revelar o diagnóstico aos parceiros 3.02 (IC 95%1.41,6.48).

Conclusão

O conhecimento sobre a eficiência do tratamento como prevenção foi baixo e se associou a comportamentos e práticas de maior risco. Intervenções voltadas para as pessoas que vivem com HIV que têm relacionamentos sorodiferentes são urgentes e podem beneficiar ambos os parceiros, ser incentivo para a obtenção e manutenção da supressão viral, motivação para adesão do tratamento com a terapia antirretroviral e prevenção da transmissão sexual do HIV.

HIV; Prevenção de doenças; Antirretrovirais; Terapêutica

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br