Resumo
Objetivos:
Analisar as propostas de Educação Permanente em Saúde e as ações de saúde no contexto do idoso nos planos locais de saúde.
Métodos:
Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado por análise documental de 29 planos locais de saúde de Unidades Básicas de Saúde de um município do estado do Paraná, Brasil. Os dados foram submetidos à Análise de Similitude utilizando o software IRaMuTeQ®. Utilizou-se como referencial teórico-analítico a Práxis Freiriana.
Resultados:
A similitude das ações programadas de Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso destacou quatro zonas centrais, composta pelos vocábulos prevenção, grupo, NASF e idade, enquanto a similitude das ações programadas na atenção ao idoso originou duas zonas centrais, formadas pelas palavras grupo e idoso.
Conclusão:
As propostas foram ambas centradas na atenção individual e coletiva, porém não foram pautadas na problematização e no envelhecimento ativo, privilegiando ações curativas em detrimento da integralidade da atenção ao idoso.
Descritores
Atenção primária à saúde; Saúde do idoso; Educação continuada; Políticas públicas de saúde; Práticas educativas