Acessibilidade / Reportar erro

Planejamento local de saúde: atenção ao idoso versus Educação Permanente em Saúde

Planificación local de salud: atención al adulto mayor versus Educación Permanente en Salud

Resumo

Objetivos:

Analisar as propostas de Educação Permanente em Saúde e as ações de saúde no contexto do idoso nos planos locais de saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado por análise documental de 29 planos locais de saúde de Unidades Básicas de Saúde de um município do estado do Paraná, Brasil. Os dados foram submetidos à Análise de Similitude utilizando o software IRaMuTeQ®. Utilizou-se como referencial teórico-analítico a Práxis Freiriana.

Resultados:

A similitude das ações programadas de Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso destacou quatro zonas centrais, composta pelos vocábulos prevenção, grupo, NASF e idade, enquanto a similitude das ações programadas na atenção ao idoso originou duas zonas centrais, formadas pelas palavras grupo e idoso.

Conclusão:

As propostas foram ambas centradas na atenção individual e coletiva, porém não foram pautadas na problematização e no envelhecimento ativo, privilegiando ações curativas em detrimento da integralidade da atenção ao idoso.

Descritores
Atenção primária à saúde; Saúde do idoso; Educação continuada; Políticas públicas de saúde; Práticas educativas

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br