Acessibilidade / Reportar erro

Práticas de enfermagem ao paciente com dor crônica: revisão integrativa

Prácticas de enfermería para pacientes con dolor crónico: revisión integrativa

Resumo

Objetivo

Conhecer os benefícios das práticas de enfermagem aos pacientes com dor acompanhados na clinica de dor.

Métodos

Revisão integrativa de literatura, sendo utilizado o portal eletrônico SCIELO, e base de dados CINAHL e PubMed Central, com recorte temporal de 2008 a 2018 e período de coleta de dados entre junho e julho de 2018. Como descritores em saúde (DeCs): Pacientes, Dor crônica, Cuidados de Enfermagem, Clínicas de dor; e, o Medical Subject Heading (MeSH): Patients, Chronic pain, Nurse Care, Pain clinic.

Resultados

Evidenciou-se que a produção analisada é, majoritariamente, sobre práticas de enfermagem não farmacológica a pacientes com dor crônica, com publicações reduzidas no Brasil e tendem a se concentrar nos últimos cinco anos. O paciente com este tipo de agravo, vivencia condições multifatoriais que influenciam diretamente na condição de saúde, e necessitando de acompanhamento integral por equipe interprofissional, com inclusão da rede cuidadora, através intervenções qualificadas e resolutivas, visando adaptação e ou melhora da sua condição de saúde.

Conclusão

Os estudos indicam benefícios gerados pelas práticas sistematizadas implementadas por enfermeiros, por meio de instrumentos e ferramentas para detecção, intervenção e avaliação, além de apoio clínico.

Dor crônica; Cuidados de enfermagem; Clínicas de dor

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br