Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem

Resumo

Objetivo

Avaliar se um workshop de simulação e curta duração sobre punção da artéria radial melhoraria a competência de alunos de enfermagem em um nível em que pudessem praticar o procedimento em um paciente vivo sem comprometer sua segurança.

Métodos

Estudo quase-experimental do tipo pré-teste e pós-teste com um grupo de 111 estudantes do terceiro ano de enfermagem. Foi implementado um workshop de simulação e 1,5 horas de duração. Isso incluiu uma vídeo-palestra, demonstrações ao vivo, prática simulada autodirigida em díades e feedback intermitente individual. As habilidades, conhecimentos e autoeficácia dos participantes em punção arterial foram medidos antes e depois da participação no workshop.

Resultados

Após a intervenção, 61,1% dos participantes demonstraram o nível de competência necessário para a prática segura da punção da artéria radial em um paciente vivo sob supervisão.

Conclusão

O treinamento efetivo em punção arterial baseado em simulação para estudantes de enfermagem não necessariamente precisa ser intensivo em recursos. Sessões de treinamento bem planejadas e baseadas em evidências, com uso de simuladores de baixa tecnologia podem ajudar os educadores a alcançarem bons resultados educacionais e promover a segurança do paciente.

Treinamento por simulação; Estudantes de enfermagem; Conhecimento; Punções; Habilidades sociais

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br